Massa do elétron é medida com precisão inédita

Publicado em 03/03/14 13:04 com as tags eletron  

Postado por   0 comentário(s)   9090 visualizações

 

O elétron está de bem com a balança...

Esta é a balança onde foi medida a massa do elétron - um isótopo do carbono (C12),

cuja massa é bem conhecida, foi deixado com um único elétron, e posto para girar em

uma armadilha magnética. [Imagem: Sven Sturm/MPI for Nuclear Physics]

 

Cientistas alemães fizeram uma nova medição da massa do elétron que chegou a um resultado que é 13 vezes mais preciso do que o anterior.

E essa precisão importa bastante: se os elétrons fossem um pouquinho mais pesados ou mais leves do que são na realidade, o mundo seria radicalmente diferente do que é.

Assim, saber o valor da massa do elétron o mais exatamente possível tem um grande impacto nas teorias que tentam explicar esse mundo como ele de fato é.

Segundo os pesquisadores, os elétrons são considerados a "cola do nosso mundo" - as reações químicas, dependentes dos elétrons em camadas bem definidas não ocorreriam, e a luz não seria capaz de interagir com a matéria se o elétron fosse só um pouquinho diferente do que é.

A massa do elétron é também uma variável central no chamado modelo padrão da física, que descreve três das quatro forças fundamentais conhecidas atualmente.

Embora esse modelo funcione bem, é claro que há limites à sua validade. Como ninguém sabe ainda onde estão esses limites, compreender o que já se conhece com grande precisão pode abrir o caminho para desvendar novas inter-relações físicas, até chegar ao que não se conhece.

O resultado da medição revelou que um elétron tem uma massa de 1/1836,15267377 a massa do próton, ou 0,000548579909067 unidade de massa atômica.

Posto em quilogramas, isso é alguma coisa em torno de 10-30 kg.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Envie seu comentário
*Seu nome:
*E-mail (não será publicado):
Site (inclua o http://)
*Comentário:
*Preencha a resposta:
* campos obrigatórios

Comentários nesta matéria:

Seja o primeiro a comentar! Use o formulário ao lado e participe!

 



Desenvolvido por CarlosFilho.com