12/07/2012 20:27 | Texto 45: prof: Duda

O que o encontro da Rio + 20 trouxe de bom objetivamente?

Postado por duda   0 comentário(s)   13635 visualizações

Os interesses econômicos dos países desenvolvidos se sobrepõem a quaisquer tentativas de construção de um mundo mais justo e fraterno.


Foto: jarioaraujo.com

 

Olá,pessoal!

O que oencontro da Rio + 20 trouxe de bom objetivamente?

Pelo que pude perceber lendo o texto final "aprovado" e assinado pelos representantes dos países participantes, nada de progresso significativo. Mais uma vez, gastos astronômicos são o saldo final, contra evolução alguma.

Os interesses econômicos dos países desenvolvidos se sobrepõem a quaisquer tentativas de construção de um mundo mais justo e fraterno. É evidente que tais nações não vão abrir mão de um controle das ações mundiais! Em troca do que fariam?

Até que teoricamente há um conjunto de medidas altamente louváveis, mas que não passam de um discurso politicamente correto, porém vazio; sem qualquer alcance realou, ao menos, que ecoe em esperanças futuras. Aliás, parece que quase tudo acabou ficando pra depois...

Resumidamente,as principais propostas e conclusões do encontro podem ser listadas da seguinte forma:

- Princípios

Inclusão do texto do Princípio das Responsabilidades comuns, mas diferenciadas, segundo a qual os países desenvolvidos concordam em pagar a maior parte da conta pela degradação ambiental. 

- Fórum para oDesenvolvimento Sustentável

O documento prevê a criação de um fórum político de alto nível a se construído nas bases do Conselho de Desenvolvimento Sustentável(CDS). No entanto, nunca obteve força política e estrutura para exercer suafunção. No entanto, o texto deixa para a Assembléia Geral da ONU decidir sobre como o fórum vai funcionar.

- PNUMA

Uma dos principais objetivos da União Européia na Rio + 20, a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente(PNUMA) em agência especializada da ONU, não foi concretizada na declaração. O termo permite que o PNUMA possa se tornar uma agência especializada no futuro.

- Meios de Implementação

Os países desenvolvidos se comprometem a aumentara ajuda a países menos desenvolvidos (PMDs). A criação de um fundo para apromoção do desenvolvimento sustentável foi adiada para 2014. Não houve evolução sobre transferência de tecnologia.

- Oceanos

Instrumento para a proteção da vida marinha dentro da Convenção do Mar. Foi conquista do Brasil.

- Economia Verde

Foi definida como uma ferramenta no contexto da eliminação da pobreza e do desenvolvimento sustentável. No entanto, os 19 parágrafos que tratam da nova economia não definem caminhos para a adoção. 

-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Um processo intergovernamental foi lançado para estabelecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O processo vaiser conduzido pela Assembléia-Geral das Nações Unidas com o objetivo de serem adotados a partir de 2015, quando termina a data para os Objetivos do Milênio.Não ficaram definidas metas nem temas para os ODS. O documento afirma que um quadro técnico científico deverá ser formado para trabalhar nos ODS.

Concluindo, podemos perceber que as ações estabelecidas pelo encontro da Rio + 20 mostram apenas a capacidade dos governantes dos países do mundo todo de nos tratar como objetos de manipulação de suas ambições pessoais.

 

Juntos por um mundo melhor...!!!

Abraços a todos!

Duda



Envie seu comentário
*Seu nome:
*E-mail (não será publicado):
Site (inclua o http://)
*Comentário:
*Preencha a resposta:
* campos obrigatórios

Comentários nesta matéria:

Seja o primeiro a comentar! Use o formulário ao lado e participe!


Desenvolvido por CarlosFilho.com